1509725595914942

10 de out. de 2015

O Lugar da Leitura Bíblica na Vida do Estudante de Teologia

Por Thomas Magnum

Não raro estudantes de teologia, incorrem no perigo de deixarem de desfrutar de uma vida de leitura regular e diária das Escrituras Sagradas. Os compromissos ministeriais e acadêmicos se não bem administrados podem sufocar a vida devocional de um estudante das Escrituras, e isso pode desenvolver sérios problemas para sua vida, estudos e ministério. Ao conviver e conversar como docente nos seminários com alunos de teologia, não é difícil perceber que poucos são que tem uma vivencia com as Escrituras. Não é incomum termos alunos no seminário que nunca leram a Bíblia toda. Não é incomum encontrarmos alunos que nunca leram o Antigo Testamento, não é incomum encontrarmos alunos que nunca leram pelo menos o Novo Testamento todo.

Devido às exigências de leituras dos seminários muitas vezes os alunos negligenciam ou não sabem administrar sua vida de estudos com sua prática de piedade devocional diária. E diga-se de passagem algo importante aqui, você estudante precisa ler a Bíblia!

Vivemos na era do conhecimento e da informação, podemos ver com facilidade jovens de quinze anos citando grandes teólogos, confissões de fé, catecismos e documentos antigos da igreja. Podemos ver jovens empolgados com questões doutrinárias como predestinação, livre-arbítrio, apologética cristã e cosmovisão. No entanto se torna cada dia mais raro conversarmos com jovens que conseguem raciocinar ou simplesmente estabelecer pontes de associação em um conversa cristã com base em passagens das Escrituras. Quando era criança lembro-me que fui ensinado a decorar versículos das Escrituras, lembro-me de versículos que decorei aos cinco anos de idade na Escola Bíblica Dominical. Hoje não temos mais esse estímulo, vivemos num ativismo tão grande e num mundo tão pragmático e utilitário que enterramos as bases que realmente nos dão sustentação. Temos uma explosão de informação e recursos, temos a bíblia no computador, no celular, podemos ouvir a Bíblia em mp3. No entanto tanta quantidade de possibilidades parece que tem gerado uma inadimplência na leitura e apreciação das Escrituras. A leitura da Bíblia é algo recomendado pela própria Bíblia veja:

E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.

Deuteronômio 6:6-9

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.

Salmos 1:1,2

Observarei os teus estatutos; não me desampares totalmente.

Salmos 119:8

Recrear-me-ei nos teus estatutos; não me esquecerei da tua palavra.Faze bem ao teu servo, para que viva e observe a tua palavra. Abre tu os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei.

Salmos 119:16-18

Assim observarei de contínuo a tua lei para sempre e eternamente.

Salmos 119:44

Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;

João 5:39

Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.

Josué 1:8

Eis alguns Conselhos aos Estudantes de Teologia:

- Leia mais a Bíblia do que qualquer outro livro;

- Tenha um plano de leitura e siga-o rigorosamente;

- Leia toda a Bíblia, “Toda Escritura é divinamente inspirada por Deus”;

- Leia a Bíblia todos os dias;

- Medite em pelo menos um trecho de sua leitura diária, gaste algum tempo com esse momento de meditação e como esse trecho da Palavra de Deus se aplica a circunstâncias em sua vida;

- Tente fazer uma leitura especial, memorizando o que cada capítulo dos livros bíblicos dizem. Não necessariamente é preciso decorar o capítulo, mas, memorizar o que ele contém. Com isso você estará guardando em seu banco de dados o que a Bíblia ensina, isso irá lhe servir muito, tenha certeza disso;

- Leia traduções diferentes da Bíblia, isso irá enriquecer seu vocabulário e compreensão de certas passagens;

- Não esteja acorrentado a devocionais cristãos, eles podem ser bons, mas, leia a Bíblia e medite nela;

- Decore versículos bíblicos, isso irá lhe ajudar muito tanto em sua vida pessoal, como na vida acadêmica e no trabalho da igreja local, como preparação de sermões, aconselhamento bíblico, ministração de aulas e palestras;

- Antes e depois de toda leitura e estudos da Palavra de Deus ore. Você não é autossuficiente, dependa da graça de Deus para iluminar sua mente;

- Ore pedindo graça par viver os ensinos da Palavra de Deus.

É claro que cada aluno ou qualquer que queira manter um hábito saudável de leitura das Escrituras tem seu momento preferido, alguns pela manhã logo cedo, outros a tarde, outros a noite e até pela madrugada. O importante é que você tenha um horário cativo para a leitura da Bíblia, não dê o tempo que sobra do seu dia a leitura das Escrituras, dê prioridade a isso, essa é a parte mais importante de seu dia, é quando você vai ao Senhor Deus para ouvir sua voz. Todas as vezes que negligenciamos a leitura da Palavra estamos dizendo que não queremos ouvir Deus falar conosco. Leia a Bíblia!  

Nenhum comentário: