1509725595914942

9 de jul. de 2015

Somente Pela Graça

Por Thomas Magnum

Texto Bíblico: Efésios 2.1-10

E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência; Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.

Introdução

Pela graça de Deus iremos nos debruçar sobre esta passagem bíblica, e meditarmos na obra de salvação realizada por Deus em nossas vidas, nossa condição e o que o pecado nos fez, como também a obra da graça de Deus para nossa salvação.

A obra do Pecado contra nós

- Nossa natureza pecaminosa está morta (v.1)

Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados

Nesse primeiro versículo observamos nossa condição e sujeição ao pecado. O texto é claro a nos mostrar que se trata da morte espiritual, assim como uma pessoa fisicamente morta não reage a estímulos externos aplicados ao corpo, da mesma forma a pessoa espiritualmente morta não consegue reagir a coisas espirituais. Suas faculdades espirituais não funcionam e não podem funcionar se Deus não lhe der vida. Observamos que morte na Bíblia significa separação tanto no sentido físico quando a alma se separa do corpo como diz Thiago 2.26, como no sentido espiritual como nos diz Isaias 59.2:

Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.

A Bíblia nos diz que o salário do pecado é a morte (Romanos 6.23), Wiersbe nos diz que: “Todos os pecadores estão mortos a única diferença é seu estado de decomposição”.

- A desobediência (v.2,3a)

...os quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência. Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza, merecedores da ira.

Esse foi o começo da morte da espiritual do homem como nos diz a Escritura em Gênesis:

Porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá. Gênesis 2:17

O teólogo puritano Thomas Watson dizia que no hebraico, esse versículo nos diz que: “o homem morreria e não tornaria a viver a menos Deus lhe desse vida”. Esse domínio e escravidão do pecado é promovido por Satanás como nos diz o texto.

- A Depravação

Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. (v.3b)

A tradução literal dessa passagem é os desejos da carne e os anseios da mente. Isso nos mostra a condição da depravação total ou radical do homem. Quando falamos de depravação total não estamos dizendo que o homem não é capaz de atos bons ou de ter compaixão ou mesmo que seja incontrolável, mas, dizemos que todo seu ser está corrompido pelo pecado como nos diz Isaias 64:6:

Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades como um vento nos arrebatam.

E ainda nos diz a Bíblia sobre a depravação da raça humana:

Porventura pode o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo as suas manchas? Então podereis vós fazer o bem, sendo ensinados a fazer o mal. Jeremias 13.23

- Está condenada

Como os outros, éramos por natureza, merecedores da ira. (v.3c)

A Bíblia nos diz que o não salvo já está condenado: “Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece”. João 3.36

Observamos diante desse assustador que se encontra a raça humana um quadro digno da pergunta que fizeram os discípulos: “Logo quem pode salvar-se? Mas ele respondeu: As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus”. Lucas 18:26-27

A sentença foi declarada, mas Deus teve misericórdia.

A Obra de Deus por nós

- Ele nos amou (2.4-9)

Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou. Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo. (v.4-5)
O trecho nos mostra de forma maravilhosa o tão grande amor com que Deus nos amou nos salvando dos nossos pecados segundo sua misericórdia. Na riqueza da sua graça entregou seu filho pelos pecadores: “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”. Romanos 5:8

- Ele nos deu vida, nos ressuscitou.

E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. (v.6-8)

“Ele nos ressuscitou...” O texto nos mostra agora nossa condição em Cristo, vivificados, ressuscitados, Calvino dizia em seu comentário a Epístola de Efésio, que é como se Deus nos tivesse literalmente tirado do inferno e nos transportado para os mais altos céus. Ainda que não contemplemos fisicamente nossa morada com Deus, podemos ter a certeza segundo a palavra nos diz que ele nos fez assentar em nos lugares celestiais. Como Paulo nos diz em Romanos 8.29,30:

Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.

Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.” Depois o Apóstolo nos mostra o objetivo da obra salvadora de Deus para conosco – Sua Glória- Para mostrar em todos os séculos.

-Salvos Pela Graça

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. (v.8)

Remetendo a condição inicial do homem e sua incapacidade de crer, de se aproximar-se de Deus, quando tudo aquilo era impossível por causa do pecado, agora, vemos que a graça nos salvou, Deus veio a nosso encontro, nos deu fé, nos capacitou a crer. Como nos diz João 1.12,13:

Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.

A Bíblia nos diz que Ele é o autor e consumador da nossa fé (Hb 12.2). O Apóstolo nos diz aqui que, a salvação é obra inteiramente de Deus, que sua graça nos salvou, para sua glória, por amor a nós, por seu filho.

- Todas as nossas obras são fruto da graça

Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.(v.9-10)


A salvação não é conquistada, mas como Paulo asseverou é um dom de Deus, nada que o homem faça poderá lhe dar a salvação, somente Deus poderia reconciliar o homem com ele novamente. Em consequência dessa obra de Deus em nós vivemos agora de forma digna, pura e pia. Essa obra regeneradora nos traz uma vida de frutos dignos produzidos pelo próprio Deus em nós.

Nenhum comentário: