1509725595914942

23 de abr. de 2015

Missões: uma tarefa inacabada

Por Thomas Magnum

Texto Bíblico: Lucas 15.1-7

Introdução

A graça de Deus é um assunto central nas Escrituras, o amor do Deus eterno pelo seu povo é profundamente impactante e transformador, sua eterna alegria na salvação dos seus eleitos é demonstrada de forma belíssima nessa passagem do Evangelho de Lucas. Examinaremos a estrutura das parábolas e veremos como Deus manifesta sua graça a pecadores e os princípios missionais contido no texto a respeito da Missio Dei. 

Deus é a fonte e a finalidade da obra missionária, o Evangelho de Deus veio a nós por sua maravilhosa graça por manifestação de sua vontade redentora. O Deus triúno salva pecadores e toda obra salvífica realizada através do Filho de Deus é satisfatória, suficiente e eternamente soberana no triunfo da cruz do Redentor.

Contexto da Parábola

O contexto da parábola nos mostra alguns fatores bem interessantes, ao iniciarmos o capitulo 15 notamos que Jesus comia com pecadores e possivelmente os abrigou em sua casa. Diz o texto:

Todos os publicanos e "pecadores" estavam se reunindo para ouvi-lo. Mas os fariseus e os mestres da lei o criticavam: "Este homem recebe pecadores e come com eles". Lucas 15:1-2

Na cultura da época comer com uma pessoa era sinônimo de comunhão, sinônimo de vida, quando se convidava uma pessoa a sua casa para comer aquilo significava que a vida estava sendo compartilhada ali, por isso os fariseus questionaram Jesus por estar comendo com publicanos e pecadores. A parábola que segue sobre o pastor em busca da ovelha perdida nos mostra imediatamente a correção de Jesus ao pensamento dos fariseus. O pastor era uma profissão desvalorizada na época, embora no Antigo Testamento o pastor era mostrado com forma honrosa e até Deus disse que era pastor do seu povo (Sl 23), no entanto nos tempos de Cristo o pastorado animais era uma profissão proscrita. Com isso aprendemos algumas lições no texto:

1- Cristo busca o Pecador e nós devemos fazê-lo também - Vemos isso nas duas parábolas da ovelha e da moeda.

2- Notamos que o ato da busca procede de Deus e não do homem - A inclinação da ovelha como do homem é estar distante de Deus, destituído da glória (Rm 3.23).

3- Deus chama os homens a Salvação

Notamos aqui uma estrutura interessante na parábola, o objeto perdido, o objeto encontrado,o objeto restaurado e a alegria e satisfação – do pastor e da mulher. da mesma forma que há alegria em Deus pela salvação de pecadores deve haver em sua igreja, isso move nossas forças a obra missionária, para levar alegria a todos os povos.

Povos não alcançados

Pesquisas recentes nos mostram que ainda existem 5.000 povos não alcançados, dois milhões e meio de pessoas que nunca ouviram o nome de Jesus:

1- Em um Povo Não Alcançado (PNA) do sudeste da Ásia, durante um período de somente quatro anos, o número de cristãos saltou de 85 para 55.000 em quase 550 novas igrejas.

2- Em um PNA na Ásia Central, mais de 15.000 batismos foram realizados em um mesmo ano.

3- Em um PNA ao sul da Ásia, 300.000 novos convertidos e 4.000 novas igrejas foram estabelecidas dentro de uma década.

4- Em um PNA africano, foram iniciadas 600 igrejas em casas em um período de dois anos e meio.

5- Em outras partes da Ásia, 100 igrejas foram implantadas em meio a um determinado PNA.

6- Ao sul da Ásia, foram registrados 90 mil convertidos no período de 8 anos.

7- Na China, um PNA foi alcançado pelo evangelho resultando em milhares de convertidos, centenas de novas igrejas, e os convertidos deste PNA levando o evangelho a outros grupos.

8- Na América do Sul, 30 igrejas foram implantadas em um PNA durante um período de 3 anos.*

Desafios missionários

a) Existem 6.809 línguas no mundo, mas apenas:

- 333 (5%) tem a Bíblia toda traduzida;
- 1.140 (17%) trechos da Bíblia;
- 500 (7%) têm o Novo Testamento traduzido;
- 4.500 (66%) possuem nada da Bíblia traduzida.

b) De 8.095 cidades na Espanha, 7.540 (93%) não possui igreja evangélica.

c) Existem apenas 0,22% de evangélicos. Existem apenas 0,4% de evangélicos na Grécia.

d) Atualmente é proibido falar de Jesus, vender bíblias, construir templos e pregar o Evangelho nas terras bíblicas.

e) A Índia possui 600.000 cidades e vilas. Porém, 500.000 (83%) não possuem missionários.

f) Na última estatística, calculou-se que morrem 85.000 pessoas no mundo por dia, sem terem ouvido sobre Jesus.

g) de 1% das finanças da Igreja brasileira são investidos em missões. A média de investimento em missões, do crente brasileiro, é de R$ 1,30 por ano.

“Se uma igreja está em Cristo, ela se envolverá com a obra missionária; então sua inteira existência terá um caráter missionário: sua conduta, bem como suas palavras, convencerão aos incrédulos, e silenciarão sua ignorância e suas necessidades”.

David Bosch     

“Deus está buscando com paixão onipotente um propósito mundial, de reunir alegremente seus adoradores de cada tribo, povo, língua e não. Deus tem um entusiasmo incansável pela supremacia do seu nome entre as nações”.

John Piper

“Temos todos os meios de evangelizar nosso país, mas eles estão dormindo nos bancos”.

John Stott

 “Não são os grandes homens que transformam o mundo, mas sim os fracos e pequenos nas mãos de um grande Deus”.

Hudson Taylor  
--------------------
* A cada dia os dados são atualizados, a menção aqui é uma referência percentual apenas. Fonte: “VENHA O TEU REINO” – editado por Jim Stier, Richlyn Poor e Lisa Orvis, trecho escrito por Karine K. Editora JOCUM Brasil, 2008.

Nenhum comentário: