1509725595914942

7 de abr. de 2015

Cruz: Expressão do Amor de Deus

Por Luciana Barbosa

“Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores”.

Romanos 5:8

Analisando esse versículo que o apóstolo Paulo escreveu aos romanos, podemos tirar algumas lições para nossa vida cristã, não de soberba ou exaltação, mas de constrangimento de um ser tão pecador para com um Senhor tão Santo.

Aqui destacarei apenas três dessas lições:

1. DEUS É AMOR

Em toda a Escritura vamos ver algumas passagens que falam do amor de Deus, no entanto, antes Dele nos amar, Ele ama a si próprio e o reflexo de tão grande amor nos alcança soberanamente. Você pode estar se perguntando: Como assim? E a resposta está no versículo acima onde diz que:  Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. Precisa de razão maior que esta? Como o mesmo apóstolo Paulo gosta de dizer em suas cartas: DE MODO NENHUM!


2. NÃO MERECÍAMOS

Ainda éramos pecadores, inimigos de Deus, portanto destinados ao inferno. O mesmo Paulo em Romanos 3 descreve o homem da seguinte forma: Não há um justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nenhum sequer. Não há temor de Deus diante dos seus olhos. Mas damos graças a Deus que providenciou-nos a redenção de nossas almas.

3. A CRUZ É MEIO DE GRAÇA

A vida que hoje temos em Cristo a recebemos através da sua cruz. Se para alguns a cruz é loucura, para nós - seus eleitos - é poder de Deus. Meio de graça porque recebemos a salvação em Cristo sem fazer esforço algum, nem mesmo tínhamos méritos para conquistá-la. Deus em Sua infinita soberania, olhou para nós ainda antes da fundação do mundo (Ap.13:8) e nos amou, providenciando nossa reconciliação consigo mesmo por meio de Seu único filho que nos deu vida estando nós mortos (Ef 2.1) em nossos delitos e pecados.

Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos). E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.

Efésios 2:4-8

Nenhum comentário: