1509725595914942

11 de fev. de 2015

Quem Precisa de Teologia?

Por Thomas Magnum

Talvez a resposta dessa pergunta seja óbvia para grande parte das pessoas que lerem esse título. Mas, para outros seja uma dúvida que não foi respondida a bom termo. Muitos pensam que a ocupação do estudo teológico se restringe somente a seminaristas, missionários, professores de escola dominical, presbíteros e pastores da igreja de Cristo. Na verdade ao nos determos nesse assunto ainda que de maneira simples e reflexiva, podemos destacar algumas lições especiais desse tema. A teologia é o estudo da revelação de Deus, daquilo que Ele se deu a nós em conhecimento de seus atributos e sua obra redentora, a teologia estuda o que chamamos de cordão de três dobras – a criação, a aliança e a consumação de todas as coisas, o meio empregado para que desenvolvamos esse estudo é a revelação de Deus, a Bíblia.

Ao tratarmos do estudo teológico não estamos apenas pensando nos obreiros que desenvolvem seu trabalho de ensino e pregação, mas alargando esse entendimento também para toda a igreja como um centro de estudos de teologia. Todo crente tem uma teologia, certa ou errada. Esse é o primeiro ponto importante que destacamos para a importância do estudo teológico para a igreja de forma geral, se a igreja não é ensinada de forma correta ela aprende uma teologia errada, se aprende errado consequentemente vive um cristianismo que não se coaduna com a Escritura Sagrada. Qual a importância do estudo sistemático da Escritura para igreja? Vejamos:

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.
2 Timóteo 3:16-17

Veja que é dada nesse texto dentre outras atribuições a do ensino e instrução, para que o crente esteja preparado para toda boa obra. Entendemos que essa preparação só vem à tona quando o crente estuda a Escritura, por isso Paulo disse a Timóteo:

Até a minha chegada, dedique-se à leitura pública da Escritura, à exortação e ao ensino. 1 Timóteo 4:13

Timóteo tinha que dedicar-se em ler a Escritura com a igreja e exortá-la e ensiná-la. Ainda lemos a exortação do apóstolo Pedro que nos diz que devemos estar sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês (1 Pedro 3:15). A Escritura nos diz aqui que devemos estar preparados intelectualmente para respondermos racionalmente aos que nos questionarem sobre nossa fé. Logo entendemos que segundo as Escrituras Sagradas o ensino teológico é útil para igreja de Cristo, lemos algo interessante em mais algumas passagens bíblicas ,vejamos:

E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo. Efésios 4:11-13

Na igreja de Antioquia havia profetas e mestres: Barnabé, Simeão, chamado Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, que fora criado com Herodes, o tetrarca, e Saulo.
Atos 13:1

São todos apóstolos? São todos profetas? São todos mestres? Têm todos o dom de realizar milagres? 1 Coríntios 12:29

Veja que a Bíblia nos diz que Deus dá mestres a sua igreja, doutores. Para que? Para ensiná-la, para explicar ao povo as verdades eternas da Palavra de Deus, para que o povo aprenda e cresça na graça e no conhecimento (2 Pe 3:18). Quem precisa de teologia? Todo crente em Cristo que deseja ardentemente conhecer a vontade de Deus. Aquele que ignora a Escritura ignora o próprio Deus[i]. Se alguém diz amar a Deus não deve negligenciar o que Jesus ensinou – Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento (Mt 22.37).

Quem precisa de teologia? Todo aquele que deseja crescer em conhecimento nas coisas de Deus. Devemos somente fazer uma ressalva aqui nos referindo a teologia como um sistema cientifico, a teologia não é a Palavra de Deus, é um discurso sobre a Palavra sobre Deus e suas obras, mas tudo que a Bíblia revela, ela revela porque Deus revelou.

Para concluir cito Jhonatan Edwards:

A Palavra de Deus, que nos é dada para a instrução na teologia, contém o suficiente para nos manter ocupados até o fim de nossas vidas[ii]


[i] Dogmática Reformada – Herman Bavinck, Ed. Cultura Cristã
[ii] A Busca do Crescimento – p.81, Ed. Cultura Cristã

Nenhum comentário: