1509725595914942

28 de fev. de 2015

Blogs Evangélicos, O Impacto da Mensagem Cristã na Internet

Por Thomas Magnum

É inegável que estamos sob o impacto a nível mundial da internet, as redes sociais são inevitavelmente parte considerável da maioria das pessoas que nos rodeiam, a comunicação instantânea que proporciona rapidez na informação e um mar de dados e conteúdo assombroso. Também é inegável que a fé reformada tem tomado evidente espaço nas redes sociais como facebook, Twitter e Instaram, mas, não podemos e nem devemos negligenciar o papel que os blogs têm tomado nessa proposta de comunicação massiva e o beneficio que tem trazido tanto âmbito informativo jornalístico como nas esferas políticas, jurídicas, religiosas e educacionais.

Resolvi fazer uma resenha sobre o livro – Blogs Evangélicos, O Impacto da Mensagem Cristã na Internet – pela relevância do tema e pela importância do livro publicado pela VCP (Visão Cristocêntrica Publicações) editora ligada a Vinacc (Visão nacional para consciência cristã) já conhecida em todo Brasil principalmente pelo relevante trabalho feito na cidade de Campina Grande na Paraíba com o evento Consciência Cristã, que ocorre anualmente na semana do Carnaval que trás para o Nordeste vários pregadores, cientistas cristãos, professores, músicos e pessoas envolvidas com a obra de Deus em várias instancias e de várias denominações inclusive preletores internacionais como Paul Washer, Josh MacDowell e Norman Gaisler e conhecidos lideres nacionais como Augustus Nicodemus, Solano Portela, Mauro Maister, Russel Shedd, Jonas Madureira, Norma Braga . O evento tem realmente sido uma benção para o Nordeste e para todo o Brasil.

O livro foi organizado por Valmir Nascimento que é jurista e teólogo membro da igreja Assembleia de Deus e juntou um time de primeira para escrever os capítulos do livro em questão. O livro está dividido em quatorze capítulos e trata de temas importantes para todos que estão envolvidos na blogosfera, desde blogueiros experientes à aqueles que desejam abrir um blog e adentrar no mundo virtual e contribuir de alguma forma com a propagação do evangelho. Dentre os autores convidados para o livro temos Renato Vargens, Norma Braga, Vinicius Musselman (Voltemos ao Evangelho), Geremias do Couto, Tiago Santos (Fiel) dentre outros como Leonardo Gonçalves do Púlpito Cristão e uma excelente entrevista com Nancy Pearcey e J.Richard.

Gostei do livro como um todo, mas alguns capítulos me chamaram atenção  - talvez seja por meu interesse por tais assunto. O primeiro capítulo fala sobre a revolução dos blogs seu surgimento e como tem crescido na internet a quantidade de blogs evangélicos e do que eles tratam, um dado interessante é que a gs cristãos voltados para a apologética cristã, o livro vai tratar em outros capítulos também dos pontos positivos disso e dos pontos negativos e questões que precisam ser atentadas e corrigidas na blogosfera evangélica. O terceiro capítulo escrito por Vicínios Musselman também achei muito interessante pelo tratamento dado no relacionamento dos blogs com a igreja, e do comprometimento de quem pretende ter ou já tem blog para com a igreja de Cristo, trata da visão e da finalidade da existência do blog. O capítulo quatro escrito por Tiago Santos que é editor da Fiel também é muito legal, trata da produção teológica dos blogs, como o conteúdo apresentado deve ser tratado e a seriedade de fazer teologia na internet que é um meio midiático muito forte e que deve ser bem trabalhado pela igreja.

O capítulo escrito pela professora Norma Braga também é muito interessante, ela dá uma fundamentação sobre a liderança intelectual na blogosfera a partir da obra de Francis Schaeffer, ele como talvez um dos maiores lideres intelectuais de nosso tempo mais que ninguém se estivesse vivo teria um blog e mesmo assim sua produção literária principalmente na área cultural e filosófica são realmente um legado para a nova geração. O capítulo dez também considero de extrema importância no livro, escrito por Uziel Santana que também é jurista e fala sobre o marco civil para internet e controle da mídia internautica, ele nos mostra os parâmetros e o que pode e não pode na rede. Temos outros capítulos interessantes também, exemplo é o de Geremias do Couto sobre a potencialização dos blogs e também sobre evangelização e guerra cultural escritos por  Wilma Rejane e Valmir Nascimento respectivamente. O pastor Renato Vargens também escreveu um interessante capítulo sobre a relação ou transição do blog para editoras, na grande maioria dos casos os blogueiros tem vontade de publicar seu livro, Renato Vargens dá algumas dicas legais sobre isso e como aconteceu com ele. Mostra como utilizou suas postagens para dar forma a muitos de seus livros. O livro chega ao fim com um capitulo que mostra como criar um blog com Elizeu Gomes, dando dicas importantes sobre como criar e estruturar sua plataforma. Por último temos as entrevistas com Nancy Pearcey e J. Richard que também usam desse meio de transmissão de conhecimento para alcançar seu público e serem lidos.

Minhas considerações finais sobre o livro: leia-o. Uma produção nacional que de fato não tem como abarcar todas as questões problemáticas que temos com fatos relacionados a rede, mas, que trabalha desde a parte do conteúdo a ser distribuído nos blogs como ética, vida espiritual, seriedade teológica, traz algumas ressalvas sobre problemas concernentes a certos casos de debates e muito mais. A grande questão não é a restrição de conteúdo ou desmotivar ninguém, mas trazer uma visão cristã comprometida com a verdade da Palavra de Deus e um serviço prestado a igreja e a sociedade de forma excelente para a glória de Deus.

Nenhum comentário: