1509725595914942

4 de dez. de 2014

O Obscuro Ensino Adventista

Por Thiago Oliveira

Devemos tomar cuidado com doutrinas elaboradas com base em experiências (1 Tm 4.1,2) ou em revelações superiores (Gl 1.8; Cl 2.18,19). Acima de tudo, a Escritura nos orienta quanto a sua eficiência (2Tm 3.16-17; Jo 5.39,47; Mt 22.29; Jr 14.14; 23.16,31,32; 29.26). Quando certos homens ou mulheres alegam terem recebido uma visão ou profecia, devemos testar o caráter e a palavra do “profeta” com a Bíblia. Qualquer predição deve ter 100% de acerto, se isso não acontece então podemos concluir que o profeta é falso.

Pois bem, A Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD), está totalmente fundamentada em “revelações” contraditórias e antibíblicas; ainda na primeira metade do século XIX. Podemos dizer que Guilherme Miller é o fundador do adventismo, ou melhor, sua pregação lança as bases para o movimento que tem na Sr.ª Ellen White, o seu principal expoente. Toda a família de Ellen White abraçou as doutrinas do Sr. Miller e as acatou como verdade, saindo todos da Igreja Metodista para seguir o homem que calculou o retorno de Cristo para a data do dia 22 de outubro de 1844. Ele fez isso apesar de Jesus ter alertado que só Deus Pai conhece a data do final dos tempos (Mt 24: 36). Obviamente, não aconteceu. Muitas pessoas ficaram congregadas esperando o advento e...nada! Esse episódio é conhecido como o grande desapontamento. *

Não contentes em ter dado uma baita de uma bola fora, os mileristas consolaram o povo com uma visão de Hiram Edson que disse ter a resposta sobre o que realmente acontecera. Em um vislumbre, viu a Cristo entrando no lugar santíssimo do Santuário Celestial e não retornando a Terra. Ellen White disse que também recebeu uma visão confirmando a experiência de Edson sobre a entrada de Jesus no lugar Santíssimo do Santuário Celestial no dia 22 de outubro de 1844.

Aqui já vemos uma tremenda heresia. Cristo havia entrado no Santíssimo no momento de sua morte expiatória. Ele foi um sacrifício de propiciação, se não tivesse entrado no Santo dos Santos, então a redenção não estaria completa. Isso é blasfêmia. O autor aos Hebreus diz:

Quando Cristo veio como sumo sacerdote dos benefícios agora presentes, ele adentrou o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito pelo homem, isto é, não pertencente a esta criação. Não por meio de sangue de bodes e novilhos, mas pelo seu próprio sangue, ele entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, e obteve eterna redenção. ” Hebreus 9:11-12

Você consegue compreender o tamanho do engodo? O texto bíblico não diz que Jesus iria entrar, diz que ele já havia adentrado. Não é um texto profético, mas sim, um texto doutrinário. É um ensinamento apostólico que os adventistas destorcem ao afirmar que Cristo adentrou o Santíssimo 18 séculos após a sua crucificação. As visões não parariam. Posteriormente organizados institucionalmente, a IASD dependia das “revelações” de sua profetisa pra quase tudo. Foram as visões da Sr.ª White que determinaram, por exemplo, as publicações de suas obras e de outros autores adventistas, a fundação de escolas e posteriormente uma instituição de ensino para formar médicos, sendo que esta deveria ser reconhecida legalmente pelo Governo.

Um de seus ensinos mais difundidos, também recebido por meio de um vislumbre, em 1848, foi a restrição a certos tipos de alimento, tais como chá e café, que deveriam ter o consumo eliminado pelos membros da IASD. Sobre isto, se formos ler 1Timóteo 4:1-3, vamos ver Paulo falando sobre os apóstatas que surgirão nos últimos tempos, pregando coisas que são provenientes de espíritos enganadores, e dentre elas está a proibição de certos gêneros alimentícios (v.3).

Talvez, dentre várias, a grande blasfêmia seja a que está registrada no livro “O Grande Conflito” página 421, escrito pela venerada profetiza adventista. Eis a monstruosidade:

Verificou-se também que, ao passo que a oferta pelo pecado apontava para Cristo como um sacrifício, e o sumo sacerdote representava a Cristo como mediador, o bode emissário tipificava Satanás, autor do pecado, sobre quem os pecados dos verdadeiros penitentes serão finalmente colocados. Quando o sumo sacerdote, por virtude do sangue da oferta pela transgressão, removia do santuário os pecados, colocava-os sobre o bode emissário. Quando Cristo, pelo mérito de seu próprio sangue, remover do santuário celestial os pecados de seu povo, ao encerrar-se o seu ministério, Ele os colocará sobre Satanás, que, na execução do juízo, deverá arrostar a pena final. O bode emissário era enviado para uma terra não habitada, para nunca mais voltar à congregação de Israel. Assim será Satanás para sempre banido da presença de Deus e de seu povo, e eliminado da existência na destruição final do pecado e dos pecadores. ” 

Temos aqui duas heresias: a primeira, é que Satanás terá de levar sobre si os pecados dos remidos e expiá-los, tornando-o, assim, co-redentor; e a segunda, que o próprio Satanás terá de ser um dia aniquilado para que os pecados dos crentes sejam também cancelados. A Escritura é clara quando afirma que Satanás será castigado pelos seus pecados. Não encontramos em toda a Bíblia nenhuma palavra que respalde o fato de que nossos pecados serão colocados sobre ele. Nossos pecados foram colocados sobre Jesus (Jo 1.29; 1 Pe 2.24). E mais uma vez o escritor aos Hebreus mostra que a redenção/expiação já foi consumada:

Assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam.” Hebreus 9:28

Só mais uma ressalva. Como dito, não podemos atribuir a expiação a Satanás, pois esta é uma obra de Cristo. É do conhecimento de todos que Cristo é divino, é um componente da Trindade. Sendo assim, atribuir a Satanás uma obra que é da Trindade é cometer aquilo que está classificado como Pecado Imperdoável. Se observarmos o contexto de “Blasfemar contra o Espírito Santo”, notaremos que ele se deu no seguinte contexto, presente em Marcos 3:22-29: Os fariseus estavam atribuindo os exorcismos realizados por Jesus a Belzebu (Príncipe dos Demônios). Isto é muito grave meus irmãos!

A obra de Cristo é perfeita e completa (Jo 1.29; Cl 2.14-17; Hb 10.19,20; 1 Pe 2.24). O bode emissário não poderia ter defeitos, como é que ele tipifica Satanás? O único sem defeito algum é Jesus. A expiação é obra Dele. O bode emissário também é arquétipo do Cristo, como todo o ritual e utensílio do tabernáculo também são. Vejamos o texto da Lei:

Quando Arão terminar de fazer propiciação pelo Lugar Santíssimo, pela Tenda do Encontro e pelo altar, trará para a frente o bode vivo. Então colocará as duas mãos sobre a cabeça do bode vivo e confessará todas as iniqüidades e rebeliões dos israelitas, todos os seus pecados, e os porá sobre a cabeça do bode. Em seguida enviará o bode para o deserto aos cuidados de um homem designado para isso. O bode levará consigo todas as iniqüidades deles para um lugar solitário. E o homem soltará o bode no deserto.” Levítico 16:20-22

Esta foi a instrução para o sacrifício propiciatório, aquele que apontava para o Redentor Jesus Cristo e que hoje não se faz mais necessário, uma vez que, na cruz isto foi cumprido de uma vez por todas. Fiquemos atentos ao texto que diz que sobre a cabeça do bode, Arão, o Sumo Sacerdote, colocaria todas as iniquidades dos israelitas. Agora vejamos o que diz o profeta Isaias sobre o Messias:

Contudo foi da vontade do Senhor esmagá-lo e fazê-lo sofrer, e, embora o Senhor faça da vida dele uma oferta pela culpa, ele verá sua prole e prolongará seus dias, e a vontade do Senhor prosperará em sua mão. Depois do sofrimento de sua alma, ele verá a luz e ficará satisfeito; pelo seu conhecimento meu servo justo justificará a muitos, e levará a iniquidade deles.” Isaías 53:10-11

Isso é o que nos diz a Verdadeira Profecia. Pois, a Palavra do Senhor é totalmente inspirada pelo Espírito Santo, e este não se contradiz. Jamais o Espírito dirá aquilo que vai de encontro ao que foi registrado no Cânon. Toda a Sua atuação está em pleno acordo com aquilo que Ele deixou por escrito a Sua Igreja. Além de ser o autor da Palavra de Deus, o Espírito Santo também é o professor dela. Devemos ficar atentos com as seitas, inclusive com a IASD, pois elas são muito astutas e sutis na propagação do ensino herético. Existem neles, muito mais coisas além do sabastismo. Há muito obscurantismo em sua doutrina. Que a gente possa manter viva a máxima dos reformadores: “Sola Spriptura” e atentar para o seguinte versículo:

Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.” Gálatas 1:8
________________________
* Não apenas este parágrafo, mas toda parte histórica do texto, foi embasada em informações oficiais da IASD disponíveis em seu site:

http://www.adventistas.org/pt/institucional/os-adventistas/historia-da-igreja-adventista/os-adventistashistoria-da-igreja-adventistahistoria-no-mundo/

3 comentários:

Anônimo disse...

Paz do Senhor, meu irmão! Ótimo texto, mas tenho uma dúvida que se você conseguir saná-la ficarei muito grata.
Sobre a doutrina de guardar o sábado, gostaria de embasamento bíblico para o fato de muitos cristãos não guardarem mais o sábado. Nós bem sabemos que a guarda do sábado está nos Dez Mandamentos, escrito pelo próprio dedo de Deus. Não entendo o porquê de continuarmos considerando todos os outros mandamentos e a guarda do sábado não. Muitas igrejas e denominações evangélicas hoje dizem que guardam o domingo para Deus. Qual a diferença de guardar o sábado ou o domingo? E qual o erro de os adventistas guardarem o sábado? Existe algum texto bíblico que dê embasamento para o fato de muitas denominações hoje guardarem o domingo? E o fato de não guardarmos o sábado não é desobediência às leis morais (10 mandamentos) que Deus nos deu?

Desde já, obrigada!

Thiago Oliveira disse...



Leia esse link http://www.monergismo.com/textos/dez_mandamentos/shabbath-dia-Senhor_McNaughton.pdf

Tharles Setti disse...

Que tal ao invés de ler apenas um artigo de meia pagina baseado em achismos, ler uma tese de pós-doutorado feito na Universidade do Vaticano, o qual foi ratificado pelo próprio afirmando que a mudança se fez unica e exclusivamente por 1 homem e não por Cristo?

https://adventismoemfoco.files.wordpress.com/2008/11/tese-do-phd-dr-bacchiocchi-do-sabado-para-o-domingo.pdf