1509725595914942

13 de dez. de 2014

No que eu deveria crer acerca da palavra de Deus?

Por Kevin DeYoung

No Salmo 119, vemos pelo menos três características irredutíveis e essenciais nas quais deveríamos acreditar sobre a palavra de Deus.

Primeiro, a palavra de Deus diz o que é verdadeiro.  Como o salmista, podemos confiar na palavra (v.42), sabendo que ela é inteiramente verdadeira (v.142). Não podemos confiar em tudo que lemos na internet. Não podemos confiar em tudo que ouvimos de nossos professores. Nós certamente não podemos confiar em todos os fatos dados por nossos políticos. Não podemos sequer confiar nas pessoas que checam a veracidade desses fatos! Estatísticas podem ser manipuladas. Fotografias podem ser falsificadas. Capas de revista podem ser retocadas. Nossos professores, nossos amigos, nossa ciência, nossos estudos, até mesmo os nossos olhos podem nos enganar. Mas a palavra de Deus é inteiramente verdadeira e sempre verdadeira.
  • A palavra de Deus está firmemente fixada nos céus (v.89); isso não muda.
  • Não há limite para a sua perfeição (v. 96); ela não contém nada corrupto.
  • Todas as regras justas de Deus duram para semrpe (v.160); elas nunca envelhecem e nunca se desgastam.
Se você já pensou consigo mesmo: “Preciso saber o que é verdadeiro – o que é verdadeiro sobre mim, verdadeiro sobre as pessoas, verdadeiro sobre o mundo, verdadeiro sobre o futuro, verdadeiro sobre o passado, verdadeiro sobre uma boa vida e verdadeiro sobre Deus”, então venha à palavra de Deus. Ela só ensina o que é verdadeiro. “Santifica-os na verdade”, disse Jesus, “a tua palavra é a verdade” (João 17.17).

Segundo, a palavra de Deus diz o que é justo. O salmista alegremente reconhece o direito de Deus de emitir mandamentos e humildemente aceita que todos eles são justos. “Bem sei, ó SENHOR, que os teus juízos são justos”, diz ele (v.75). Todos os mandamentos de Deus são justos (v.86). Todos os seus preceitos são justos (v.128). Algumas vezes ouço cristãos admitirem não gostar do que a Bíblia diz, mas já que é a Bíblia, eles têm que obedecê-la. Por um lado, esse é um exemplo admirável de submissão à palavra de Deus. E, ainda assim, devemos dar um passo adiante e aprender a ver bondade e retidão em tudo o que Deus ordena. Devemos amar o que Deus ama e ter prazer em tudo o que ele diz. Deus não estabelece regras arbitrárias. Ele não dá ordens para que sejamos aprisionados e infelizes. Ele nunca exige o que é impuro, sem amor, ou imprudente. Suas exigências são sempre nobres, sempre justas e sempre retas.

Terceiro, a palavra de Deus fornece o que é bom. De acordo com o Salmo 119, a palavra de Deus é o caminho da felicidade (vv. 1-2), o caminho para evitar a vergonha (v.6), o caminho da segurança (v.9), e o caminho do bom conselho (v.24). A palavra nos dá força (v.28) e esperança (v.43). Ela fornece sabedoria (vv. 98-100, 130) e nos mostra o caminho que devemos seguir (v.105). A revelação verbal de Deus, seja na forma falada na história da redenção ou nos documentos pactuais da história da redenção (ou seja, na Bíblia), é infalivelmente perfeita. Como povo de Deus, acreditamos que a palavra de Deus é confiável em todos os sentidos para falar o que é verdadeiro, ordenar o que é justo e nos fornecer o que é o bom.

_____________
Trecho do livro Levando Deus a Sério, p.16-18.

Nenhum comentário: