1509725595914942

2 de dez. de 2014

Dicas a quem deseja "evangelizar" pelo Facebook e afins

Por Daniel Clós Cesar

1. Não apenas reproduza/compartilhe imagens que você vê no Facebook, muitas delas são frases sem nenhum teor bíblico/teológico, pelo contrário, algumas atentam contra as sagradas escrituras. Você não é um papagaio... você é ser humano capacitado por Deus na Criação de inteligência e raciocínio. Faça uso disso.

2. O Evangelho é a própria Palavra de Deus, antes de compartilhar uma imagem bonitinha com uma frase engraçadinha que termina com "Deus te Abençoe", escreva um versículo. Visualmente ele é mais simples, mas a Palavra de Deus é eficaz e poderosa em todos os seus efeitos.

3. Compartilhe preferencialmente O SEU conhecimento da Palavra e AS SUAS percepções do Evangelho. Assim todos que te leem saberão no que você acredita, como acredita e porque acredita. Isso não significa que você irá postar revelações ou alucinações particulares da Palavra de Deus, mas o que Ela realmente é. SEU conhecimento e SUAS percepções não significam o que você "acha que Deus é", mas o que Ele realmente é revelado biblicamente e teologicamente. Cuidado, você está ensinando a Palavra de Deus... cuide para não ensinar errado.

4. Vale postar um texto de outra pessoa? Sim, mas desde que você o tenha lido antes e concorde plenamente com ele, pois você talvez tenha que explicá-lo a alguém. Mais uma vez, não seja apenas uma ave que sabe imitar uma pessoa que fala... seja um bípede pensante com polegar opositor e criado a imagem e semelhança do Criador.

5. Não se esconda atrás de sua denominação ou líder evangélico. Seja autêntico no que escreve. Você responde por você mesmo. Pouco importa se sua denominação diz uma coisa, a Palavra diz outra e você faz outra totalmente diferente. Ninguém se converterá com mentiras. Seja você o primeiro a viver a verdade que você prega.

6. Abandone os jargões e chavões igrejeiros. Eles não servem para absolutamente nada, exceto para talvez apontar como você é ridículo às vezes. E por favor! Por favor! Não "fale" em língua no Facebook... é no mínimo inadequado.

7. Você é preconceituoso... eu sou, todos somos de alguma forma... pregar o Evangelho não é criar um abismo entre os que são e os que não são, pregar o Evangelho é lançar uma ponte sobre o abismo que já existe. Seja sábio, não estúpido.

8. Seja coerente. Não com seus amigos ou com seus supostos amigos. Mas com a Palavra de Deus e a teologia que norteia sua vida. Se você não tem uma teologia definida nem conhece a Palavra, vá estudar antes de ensinar. Não seja um impostor. Nenhum professor se forma em 1 semestre, nem um missionário começa a pregar antes dos 6 anos de idade.

9. Não fale a respeito do que você não consegue explicar. Tens conhecimento profundo sobre oração? Fale sobre isso... não sabe nada sobre arrebatamento? Não cave para você mesmo um poço sem fundo.

10. Entenda claramente que evangelizar não é disseminar religião nem fazer promoção denominacional. É unicamente apontar ao homem a Cruz, o Arrependimento e a Ressurreição.

Soli Deo Gloria!

Nenhum comentário: