1509725595914942

14 de dez. de 2014

Dia da Bíblia: A importância da Escritura e o nosso amor por ela

Por Thiago Oliveira e Thomas Magnum

Certa vez o pastor Russell Shedd - em uma de suas pregações - disse que o Brasil é o país onde mais se vende Bíblias na América Latina. De fato, o acesso que temos em nosso país as Sagradas Escrituras é muito grande. Temos Bíblias de todos os tamanhos, cores, materiais, além de variadas versões. Temos Bíblia até a prova d’água. Hoje comemoramos o dia da Bíblia, essa é uma data que os cristãos de várias partes do mundo comemoram e incentivam a leitura do Livro Sagrado. 

O dia da Bíblia foi criado em 1549, na Grã-Bretanha pelo bispo Cranmer. Esse dia foi criado para que a população intercedesse em favor da leitura da Bíblia, em nosso país a data começou a ser comemorada por volta de 1850 quando aqui pisaram os missionários da Europa e Estados Unidos. No entanto o primeiro ato público como manifestação popular se deu em 1948 com o surgimento da Sociedade Bíblica do Brasil. No ano de 2001 a comemoração passou a integrar o calendário oficial do país segundo prescreve a lei federal 10.335, que instituiu o dia da Bíblia em todo território nacional.

Temos em nossas mãos a Palavra de Deus, a Escritura é inspirada por Deus (II Tm 3.15,16). Sabemos que é através dela que Deus fala a seu povo e a todos os homens, é pela pregação do que ela ensina que os povos virão e adorarão ao Cordeiro. Outro motivo que devemos evidenciar é o propósito dessa data existir. Ela foi instituída para que povos, tribos e nações sejam alcançados pelo evangelho, pela Palavra de Deus. Muitos povos ainda não têm tradução da Bíblia em sua própria língua, isso é um desafio para nós e para novos estudiosos da Bíblia. O mundo tem cerca de 7 mil idiomas, e a Bíblia, ou parte dela, está disponível para um pouco mais de 2.500. Ou seja: ainda há trabalho para a Igreja! Por isso irmãos, temos alguns motivos de oração:

1. Oremos para que o Senhor capacite seus servos que estão trabalhando em traduções Bíblicas, porções das Escrituras e no Novo Testamento.

2. Oremos para que Deus continue levantando novos tradutores da Bíblia, ainda precisamos alcançar muitos povos.

3. Oremos para que o evangelho entre em países de alta perseguição e o povo nativo tenha a Bíblia em sua própria língua. 

4. Oremos para que possamos a cada dia transmitir o Evangelho do Deus Soberano com fidelidade e temor. Oremos para que outras vidas sejam transformadas, regeneradas pelo poder da Palavra de Deus.

Enquanto milhões de cristãos não tem acesso as Escrituras e quando a recebem, agem dessa forma aqui, cristãos no Brasil desprezam o texto sagrado e correm atrás de novas revelações. O que a Palavra de Deus diz acerca do Céu e do Inferno muitas vezes não é levado em conta. Mas se alguém contar suas experiências de ter ido ao Céu ou ao Inferno, mesmo que seu discurso não seja coeso ou provável, as igrejas ficam lotadas de pessoas interessadíssimas em saber o que um “fulano” tem a falar. Ah, se houvesse o mesmo interesse em aprendermos direto da fonte da vida!

Calvino, um dos maiores expositores da Escritura dizia que Deus falava diretamente com ele, toda vez que ele abria a sua Bíblia para meditar ou pregar. Os puritanos também compartilhavam do mesmo sentimento. Quando vamos para o primeiro século da era cristã, vemos a mesma reverência e amor pela Bíblia, incluindo os apóstolos, é claro. E o que falar então do salmista que escreveu o Salmo 119? Já reparou neste que é o capítulo mais longo da Bíblia?

Este Salmo é um poema de amor que evidencia o quanto que a Palavra de Deus deve ser não só obedecida, mas também amada e desejada. Observe alguns versos e veja as palavras apaixonadas do salmista:

Tenho prazer nos teus decretos; não me esqueço da tua palavra.” Salmos 119:16.*

Corro pelo caminho que os teus mandamentos apontam, pois me deste maior entendimento.” Salmos 119:32

Dirige-me pelo caminho dos teus mandamentos, pois nele encontro satisfação.” Salmos 119:35

Tenho prazer nos teus mandamentos; eu os amo.” Salmos 119:47

Fui tomado de ira tremenda por causa dos ímpios que rejeitaram a tua lei.” Salmos 119:53

Fiquemos por aqui. Lembrando que o Salmo 119 contém 176 versículos, estes aqui selecionados são uma pequena amostra do quanto que o salmista se deleita na Palavra e até se ira quando ela é rejeitada, isto é, desprezada. E como diz o Kevin DeYoung: "Ninguém que realmente se deleita na Palavra de Deus será indiferente à desconsideração dela."** Agora podemos ser sinceros com nós mesmos e respondermos o seguinte questionamento: Meu coração arde pela Bíblia com zelo, amor e prazer, tal como ardia o coração do salmista?

Não podemos levar Deus a sério se desconsiderarmos a sua Palavra inspirada. Rejeitar ou não valorizar a Bíblia, é desvalorizar o seu autor. Sem falar que a Bíblia tem o ensinamento que precisamos para sermos instruídos na justiça (2 Tm 3:16) e fazermos aquilo que agrada o nosso Senhor. Ela é suficiente para nos revelar tudo aquilo que precisamos saber sobre Deus, sobre nós mesmos e sobre as questões eternas de vida ou morte. Por isso, também oremos para que:

1. Tenhamos zelo pela Bíblia, fazendo com que ela seja o nosso guia e autoridade final acerca das questões espirituais e das questões éticas desta vida terrena.

2. A Igreja brasileira se apegue mais ao texto sagrado e não fique correndo atrás de todo e qualquer vento de doutrina, ou modismo que aparece vez ou outra.

3. Pastores e mestres que tenham compromisso com as Escrituras continuem fiéis ao que ela diz e as ensinem com muito esmero para a edificação dos santos.

4. Amemos a Bíblia como amam os cristãos que a desejam, mas que não tem o mesmo acesso que nós temos a ela. 
_____________
*   Optamos pela tradução NVI.
** Levando Deus a Sério, Editora Fiel, p. 20.

Nenhum comentário: