1509725595914942

1 de nov. de 2014

Jesus Pressupôs a Lógica

Por John Piper

Veja agora Lucas 12. Meu argumento neste ponto é que Jesus supôs que a mente humana usa a lógica e considerou as pessoas responsáveis por usarem bem a sua lógica. Às vezes, pessoas me dizem que a lógica aristotélica é ocidental e grega, não hebraica ou bíblica, e, portanto não tem lugar na apresentação do evangelho.

Explicarei o que quero dizer ao falar em lógica aristotélica. Todos sabemos o que é um silogismo. Premissa número 1: Todos os homens são mortais. Premissa número 2: Platão é um homem. Conclusão: Platão é mortal. Isso é um silogismo. Aristóteles é famoso por notar isso. E, creio, isso veio de Deus.

Ora, você tem que decidir: Deus nos considera responsáveis por pensarmos com esse tipo de clareza? Deus ficaria satisfeito se você usasse um silogismo como este: Vacas tem quatro patas. Meu cachorro tem quatro patas. Portanto, meu cachorro é uma vaca? Acho que Deus não ficaria satisfeito se você pensasse dessa maneira. Isso é lógica horrível. É o tipo de lógica que bandidos usam para colocar você na prisão de um ditador e não lhe oferece nenhum recurso para “argumentar”.

É claro que você deve se importar pouco com minha opinião sobre lógica. Mas deve se importar muito com a opinião de Jesus sobre lógica. Então, ouça cuidadosamente Lucas 12. 54-57:

E dizia [Jesus] também à multidão: Quando vedes a nuvem que vem do ocidente, logo dizeis: Lá vem chuva, e assim sucede. E, quando assopra o sul, dizeis: Haverá calma; e assim sucede. Hipócritas, sabeis discernir a face da terra e do céu; como não sabeis então discernir este tempo? E por que não julgais também por vós mesmos o que é justo?

Observe o silogismo implícito no versículo 55. Jesus estava dizendo aquelas pessoas: vocês são realmente bons em usar a mente em assuntos como o clima. Então, aqui está o silogismo. Premissa número 1: Sempre fica quente quando sopra o vento sul. Premissa número 2: um vento sul está soprando. Conclusão: será quente hoje.

Ora, isso é lógica aristotélica, que eu creio, sendo corretamente construída, vem da mente de Deus e foi confirmada pelo exemplo de Jesus, que considerou aquelas pessoas responsáveis por usá-la bem.

O que vocês acham que Jesus quis dizer no versículo 57? “E por que não julgais também por vós mesmos o que é justo?” A mente de vocês é tão eficaz quando lida com as coisas naturais! Mas, quando a mente de vocês é aplicada às coisas espirituais, vocês não pensam com clareza, de maneira alguma! Isso é semelhante à condição de pessoas contemporâneas que são capazes de fazer coisas cientificas admiráveis – criar remédios, criar computadores, colocar pessoas no espaço. O homem secular, sem o evangelho, usa sua mente de maneiras admiráveis. Acho que Jesus diria a uma pessoa secular educada na universidade: “Porque você não usa essa mente brilhante para entender-me e conhecer-me?” É para isto que a mente existe – conhecer a verdade e despertar afeições para com Deus que correspondam à sua grandeza.

_____________
Extraído do livro "O Pastor como Mestre e o Mestre como Pastor". Pág 66,67 e 68.